domingo, 25 de novembro de 2012

Natal também é fado - Lançamento do livro

Ontem na Biblioteca Municipal de Beja lancei o meu 2º livro, desta feita o "Natal também é fado". Pode comprá-lo em diversas livrarias, através do meu mail Compre aqui o livro ou da editora Alfarroba.  


As recordações dos momentos doces e amargos que vivemos, fazem-nos sorrir ou chorar...ou ter vontade de cantar...parece que ainda hoje consigo ouvir as canções que a minha avó Adelina me cantava quando eu era pequena. Ela adorava cantar...cantava como um rouxinol . A avó era fã da Amália Rodrigues, eu confesso que na altura não conseguia entender porquê, eu preferia a Hermínia Silva com o seu ar castiço e bem-disposto. Também partilhávamos e divertiamo-nos com o visionamento dos filmes antigos em que entravam atores como o Vasco Santant, a Beatriz Costa, o António Silva entre outros atores. Todas estas lembranças e personagens ficaram adormecidas no meu pensamento durante muitos anos...mas um certo dia, já perto do Natal todas elas se juntaram na minha cabeça e percebi então que lhes tinha de dar vida novamente.
Peguei em tecidos e linhas e nos pós de perlimpimpim da minha imaginação e fiz com as minhas mãos um presépio dedicado à minha avó e ao fado...chamei-lhe "Natal também é fado". Cada elemento deste presépio está baseado nas recordações de que vos falei à pouco...com base no presépio nasceu a história, em que cada personagem simboliza cada um dos grandes nomes da na nossa cultura a que me referi anteriormente. 
Natal também é fado é uma alegoria repleta de ritmo e humor, que desconstrói a versão orignal do nascimento do Menino Jesus, através de uma viagem atribulada da Sagrada FAmília com seu burro alado- o Pacheco. É em síntese uma homenagem à alma portuguesa e ao fado, encerrando em si à maneira dos mitos de outrora uma explicação, desta feita para o aparecimento deste estilo musical. 
Na apresentação do livro e para interpretar o fado que encerra a história contamos com a colaboração dos Em Tom de Fado. 
Através do link Natal também é fado - Como nascem as histórias poderão perceber os elementos inspiradores da criação da obra.


À direita a diretora da Biblioteca José Saramago - Beja a Drª Paula Santos, ao centro a professora Fátima Silva que apresentou o livro. 


O ilustrador José Francisco. 


O José Francisco o ilustrador e eu durante a apresentação do livro. 


A Ana Tareco dos Em Tom de Fado a cantar o fado que faz parte da história.



Da esquerda para a direita a minha filha Marta Graça, o Carlos Filipe e a Ana Tareco dos Em Tom de Fado a contar a história. 


Sessão de autógrafos 

A Andreia em representação da editora Alfarroba

2 comentários:

Magic Moments disse...

Olá Alexandra!

Ainda no outro dia andávamos em busca de músicas de fado que falassem do Natal. Não nos cai uma música, cai-nos um livro :)

Ao deambular hoje pelo nosso blog, fomos parar a um antigo comentário seu, e aqui estamos de novo de visita ao Cabecinhas Voadoras para dar um espreitadela.

Este livro é especial, não fossem as avós também especiais, o Natal e o fado. É bom recordar para mais retratados desta forma.

Parabéns
Um beijinho
Carla & Nuno

xandi disse...

Muito obrigada Carla e Nuno, fico muito feliz que tenham gostado do meu novo livro...é de facto uma história recheada de afetos e que pretende simultaneamente motivar as crianças estarem atentas para alguns dos tesouros da nossa cultura tantas vezes esquecidos.
É sempre bom ver que alguém nos compreende e consegue entrar dentro da nossa alma.
Muitos beijinhos e umas boas festas.
Alexandra Graça